UFRGS/1992
Toda viagem nos traz interessantes oportunidades de conhecimento. Independentemente do local a que nos deslocamos, da distância que percorremos e mesmo das companhias que eventualmente partilham conosco a experiência, uma viagem pode nos levar a relativizar conceitos, rever posicionamentos pessoais e retomar valores, que às vezes nos pareciam ter importância absoluta.
É claro que isso nem sempre acontece. Às vezes, por mais longe que tenhamos ido ou por mais estranho que pareça o local a que tenhamos chegado, nossa mente não consegue dispor¬-se ao aprendizado. Ocorre também o caso contrário, de adquirirmos experiências muito ricas em viagens curtas, para locais próximos ou muito conhecidos, que julgávamos incapazes de nos fazer qualquer oportunidade relevante.
Pois bem: sua dissertação versará sobre este assunto – as oportunidades de aprendizagem que viajar proporciona. Tome como base alguma experiência de viagem (sua mesmo ou de alguém que a tenha relatado, oralmente ou por escrito) e a seguir localize nela aspectos que tenham proporcionado aquelas oportunidades, de forma que você possa relatar os dados convenientes e discuti-los em seu texto. Fique claro que não estará em julgamento nem a viagem em si (o local, a distância, a companhia, o tempo, o meio de transporte, etc.), nem o tipo de aprendizado que daí proveio, mas sim o texto que você produzirá.
Lembre-se de que você está sendo solicitado a redigir uma dissertação, texto que se caracteriza por um esforço de reflexão racional em torno de um tema. Valha-se de sua experiência como ponto de partida, mas apresente-a articulada em um texto argumentativo e organizado dissertativamente.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário