segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TEMA 15

Como sabemos, o raciocínio a partir de hipóteses é muito produtivo, porque nos induz a estabelecer paralelos, traçar planos, prever desdobramentos. Para o caso da Universidade, ele é particularmente importante: sem dúvida, o espírito constitui a base da vida científica.
Sua redação partirá de uma hipótese: suponha que a Universidade, constatando que um número relativamente alto de alunos troca de curso devido ao desconhecimento da realidade do curso escolhido, tenha deliberado oferecer a todos os alunos aprovados neste vestibular de agora a oportunidade de viverem uma experiência de um ano – antes de começarem seus estudos regulares –, ao longo do qual eles mesmos decidiriam o que fazer (estágios, viagens, estudos específicos, vivências, etc.), segundo seu interesse pessoal e de acordo com o curso e a profissão escolhidos.
Para trabalhar sobre essa hipótese, parta do pressuposto de que qualquer experiência que você eleger pode ser realizada, sem limite de custo, de abrangência, de implicação política, de localização geográfica, etc. Para tanto, imagine qual a experiência (ou o conjunto de experiências) mais interessante, tendo em vista a hipótese de que ela deve propiciar maior conhecimento a respeito do curso a que você se destina; a seguir, demonstre as relações entre ela e suas aspirações pessoais; por fim, reflita sobre tais relações e discuta as

Nenhum comentário:

Postar um comentário