UFRGS/1988
O tema da sua redação tomará por base esta pequena história que você deve ler atentamente.
Era o final da 3ª série do 2º grau. Para aquela segunda-feira, estava marcada uma prova de uma disciplina cujo professor, ao longo de todo o ano, demonstrava muita solidariedade com os alunos, estimulando-os e ajudando-os nas dificuldades.
Um certo aluno precisava de muita nota. Mais que isso, necessitava concluir naquele ano o 2° grau, pois disso dependia a obtenção de algo muito desejado por ele. Entretanto, por um motivo que considerou sério, não estudou o suficiente para a prova daquela segunda-feira.
Chegou o dia, afinal. O aluno dirigiu-se à sala, cumprimentou o professor, sentou¬-se e preparou seu material. Entre as folhas recebidas, colocou a “cola”, que havia preparado anteriormente.
O professor percebeu tudo; bastante contrariado, ordenou que o aluno entregasse a prova e fosse embora. Sua nota seria zero, e ele, então, fatalmente precisaria repetir a série no ano seguinte.
Ao final do período, o aluno dirigiu-se ao professor e, além de explicar os motivos de sua atitude, pediu que seu desempenho escolar fosse levado em conta. O professor, então, disse ao aluno que retornasse à escola dali a dois dias, quando lhe daria uma resposta.
Essa história, relatada apenas em suas linhas gerais, é o ponto de partida para sua dissertação, que deverá conter uma reflexão sobre a situação apresentada, apreciando e discutindo as atitudes dos personagens, os motivos que as determinaram e os critérios de valor utilizados por eles.
Se julgar necessário, você pode imaginar detalhes para a história, tais como a matéria da prova, a expectativa que o aluno alimentava, a exigência do professor, alguma característica pessoal dos envolvidos, ou mesmo as atitudes que possam ter antecedido o incidente ou dele ter decorrido.
Desde já, fique claro que sua redação será avaliada independentemente de qualquer critério moral que possa aprovar ou reprovar os posicionamentos que você apresentar. O essencial é que ela apresente uma reflexão crítica sobre a situação, sobre os valores e sobre as atitudes nela envolvidos, dentro de uma estrutura dissertativa, caracterizada pela exposição clara, coerente e consistente de idéias articuladas logicamente.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário