quarta-feira, 16 de junho de 2010

TEMA 7

UFRGS/1996

Ficar irritado é um comportamento bastante comum no ser humano. É difícil definir com precisão esse estado de espírito, mas é fácil identificá-lo. Todos nós já passamos por situações em que ficamos irritados. Na vida atribulada das grandes cidades, com todos os seus compromissos e contratempos, a irritação já faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas.
Várias são as circunstâncias que podem levar um indivíduo a ficar irritado: o trânsito congestionado, uma fila que não anda, uma música barulhenta, uma gripe persistente, etc. Cada pessoa reage diferentemente a essas situações, sendo que, muitas vezes, o que é irritante para alguns pode ser agradável para outros.
Pois bem: sua dissertação versará sobre esse tema – a irritação. Para desenvolvê-la, identifique uma ou mais situações em que você tenha ficado realmente irritado. Discuta os motivos da sua irritação, as atitudes mais comuns que as pessoas tomam quando estão irritadas e as maneiras mais adequadas de enfrentar situações que provocam irritação. Desde já, fique claro que não estará em julgamento o fato em si, mas sim o texto que você produzirá para discutir o assunto.
Lembre-se de que você está sendo solicitado a redigir uma dissertação, texto que se caracteriza por um esforço de reflexão racional em torno de um tema. Valha-se de sua experiência como ponto de partida, mas apresente-a inserida em um texto argumentativo e organizado dissertativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário